quarta-feira, 5 de agosto de 2009

O Portão da Paz


Não, queridos sonhadores seguidores deste blog, eu não fui abduzida. Passei um tempinho afastada, mas já estou de volta ;)
.
Saindo da Inglaterra, navegamos pelo Mar do Norte e chegamos à bela Alemanha. Hoje a caixa nos mostra o imponente Portão de Brandenburgo, em Berlim, capital e maior cidade da Deutschland. Ele foi construído na atual Pariser Platz por ordem do rei Frederico Guilherme II da Prússia para representar a paz. Foi o único que restou de uma série através da qual entrava-se formalmente em Berlim. O arquiteto Karl Gotthard Langhans foi encarregado da execução do projeto, que começou em 1788 e só terminou em 1791. A parte estética do Portão não sofreu grandes alterações desde então.
Ele foi incorporado pelo Muro de Berlim durante os anos do Governo Comunista, mas quando este caiu em 1989, o portão foi visto como um símbolo da liberdade e do desejo de unificação da Alemanha.
Até a construção do muro, em 1961, veículos e pedestres podiam cruzar livremente o portão. Atualmente, o tráfego de veículos foi fechado e a Pariser Platz tornou-se uma área de circulação exclusiva de pedestres.
.
O postal foi trazido pelo meu querido pseudo-intelectual metido a alemão Pedrinho em julho do ano passado, quando voltou do intercâmbio por sua amada "terra natal".
.
Portão de Brandenburgo
Alemanha - Julho de 2008

2 comentários:

  1. Hahaha
    Eu fico sempre impressionado em como meus amigos gostam me elogiar demasiadamente. Se bem que os (muitos) adjetivos empregados expressam a realidade, certo? Beijos e obrigado pelo carinho! :-)

    ResponderExcluir
  2. Esse portão (prefiro chamar de portal rs) sempre me encantou. Um dia ainda vou visita-lo, os 5 concertos de brandemburgo composto por Bach, com certeza fazem jus ao portão hehe
    vale a pena ouvir.
    Parabéns pela matéria e ,principalmente, pelo blog!

    ResponderExcluir