segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Berlin Mauer


O postal de hoje não poderia ser outro.
Na comemoração dos vinte anos do fim do Muro da Vergonha, a Caixa dos Sonhos hoje nos leva a Berlim. As imagens do cartão são de novembro de 1989 e mostram a população em frente ao Portão de Brandenburgo antes da queda do muro.
.
A barreira foi construída da noite para o dia, na madrugada de 13 de Agosto de 1961, e, mais do que a divisão de Berlim, ela simbolizava a partição do mundo durante a Guerra Fria. De um lado, estava a RDA (República Democrática Alemã), membro do pacto de Varsóvia e, conseqüentemente, integrante do mundo socialista. Do outro, estava a RFA (República Federal da Alemanha), aliada dos Estados Unidos e da Europa Ocidental, vitrine do capitalismo dentro da Cortina de Ferro. Como diz Michael Meyer em 1989: O Ano que Mudou o Mundo, para saber onde ficava o leste, bastava colocar uma banana sobre o muro. O lado que aparecesse mordido era o oriental.
.
O fim do bloqueio, anunciado em 9 de novembro de 1989, após 28 anos, não apenas significou a reunificação alemã, celebrada oficialmente no ano seguinte, mas também é considerada por muitos como o ponto final da Guerra Fria.
.
Trechos do muro, que foi rapidamente destruído nas semanas seguintes ao anúncio da abertura, foram reconstruídos e hoje são locais de visitação. Também está marcado no chão da capital alemã o percurso que o muro fazia na época em que ainda aprisionava os cidadãos da extinta RDA.
.
Muro de Berlim
Alemanha - (sem data)

Nenhum comentário:

Postar um comentário