
Hoje vamos navegar pelo Pacífico até o maravilhoso arquipélago das Ilhas da Sociedade, pertencente à Polinésia Francesa. O Taiti é sua maior ilha e nele está a capital, Papeete. Ele é dividido em duas partes conectadas pelo istmo de Taravao: o Grande Taiti (Tahiti Nui) , que fica a nordeste e é muito mais populoso e desenvolvido, e o Pequeno Taiti (Tahiti Iti), localizado a sudeste e ainda bastante isolado.
A ilha foi descoberta pelo capitão inglês Samuel Wallis em 1767, mas só se tornou famosa na Europa após a publicação de Voyage Autour du Monde do explorador francês Louis Antoine de Bougainville, que esteve lá em 1768. No livro, ele descreve o Taiti como um verdadeiro paraíso, onde as pessoas viviam felizes na inocência, sem conhecerem a corrupção da sociedade civilizada.
Primeiramente uma província francesa, transformou-se em território ultramarino em 1946 e atualmente é um país ultramarino. Os taitianos são considerados cidadãos franceses e gozam de plenos poderes civis e políticos, apesar de preferirem ser vistos apenas como taitianos. Cada vez mais eles se distanciam da cultura do colonizador francês e se aproximam da americana .
Com seu clima tropical e suas praias paradisíacas - as mais famosas são Moorea e Bora Bora-, o Taiti atrai aventureiros e românticos. Se antes era destino apenas de milionários, com hotéis hollywoodianos de 5 mil a diária, agora torna-se mais viável para os menos abastados, não sendo difícil encontrar diárias por volta de 200 reais. Quem tiver a chance, aproveite e me conte como foi depois. Ah, e não se esqueçam de me trazer cartões-postais!
Taiti
França - (sem data)